Licenciatura de Dança

sábado, 6 de setembro de 2014

Criando coreografias (3) - Divisão de música em partes para melhor assimilação

Ei, você... Por que ao assistir uma coreografia, pelo fato de simplesmente saber do que se trata e admirar, você a assiste inteira?E porque isto muda quando, ao gostar da coreografia, você quer copiá-la e a assiste várias e várias vezes com direito a pausas e repetições de partes pequenas?
É fácil responder...
O Cérebro humano tem a capacidade de dividir inúmeras coisas para uma possível organização interna. Isto quer dizer que para que ele, o cérebro, possa esclarecer algo para alguém, este algo precisa estar, primeiramente, esclarecido para ele. Não é à toa que vemos divisões e classificações na nossa dispensa, nas seções de supermercados quanto aos alimentos e corredores, etc. Tal ação FACILITA A VIDA! É muito mais fácil eu achar uma calça no guarda roupa se eu separar uma parte só para calças do que eu achar tal peça em meio a blusas, saias e vestidos...
O fato de organizarmos os alimentos em nossas dispensa ou as roupas em nosso guarda roupa indica que a organização, primeiramente, veio à nossa cabeça.
Com coreografias, peças, pantomimas não é diferente. É necessário que haja uma organização. É notório que uma coreografia não ensinada em partes se demora mais a ser aprendida do que aquela que sofre divisões. Pode ser que esteja clara para a pessoa que a fez, mas é uma tremenda bagunça para quem não conhece à música e aos passos. Ela, de fato, é necessária primeiro para quem a faz, depois para quem a aprende.
Ao almejarmos uma organização de passos, poderemos pensar que o compositor da música já a fez quando organizou a sua própria música. Impossível não levarmos esta realidade em consideração; é daí que partiremos!
A música é organizada em várias partes. Geralmente, ela possui introdução, 1º, 2º, etc. estrofe, (às vezes) pré-refrão, refrão, (às vezes) ponte, tag e final. Digo "geralmente" pois nem toda música possui todas as partes. Mas segue uma BREVE explicação para que possamos entender.
Introdução: Normalmente, a parte instrumental do início da música;
Estrofe: Partes que são cantadas intercalando com o refrão;
Pré-refrão: Uma parte pequena preparatória (que dá uma expectativa) para o início do refrão;
Refrão: A parte mais intensa da música que intercala com as estrofes;
Ponte: Uma parte da música diferente de todas as outras que vem depois de das estrofes e repetições de refrão;
Tag: Uma partezinha que fica repetindo, repetindo, repetindo, repet........;
Final: Normalmente, a parte instrumental do final da música.

Para que uma coreografia seja criada e ensinada é melhor que essas partes estejam separadas. Desta forma, até as pessoas que estão aprendendo saberão onde precisam se esforçar mais.
Não somos os donos da verdade! Tudo escrito aqui é testemunho de experiência e o que é bom precisa ser compartilhado. Você tem mais alguma dica para este post??? Compartilhe conosco! Deus o abençoe!!!




http://louvoreadorador.blogspot.com.br/2011/05/conhecendo-as-partes-de-uma-musica.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário