Licenciatura de Dança

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Criando Coreografias (6) - Seleção de passos base (baseados na letra ou não)

Se tratarmos a coreografia como um todo, este é o passo 6; se tratarmos a coreografia de forma prática, este é o primeiro passo. Este é o “mão na massa” (mas, claro, temos que passar pelos outros passos “teóricos” primeiro).
Toda coreografia tem passos base. Eles são puros e independentes do próximo passo. Ele começa “aqui” e termina “ali”. Ao assistir uma dança coreográfica, é muito fácil identificar os seus passos base: eles são nítidos e sem muitos detalhes. É o passo em vista grossa.
Não há como falar de passos base sem falar de passos pausados. Uma coreografia repleta de passos base seria uma coreografia pausada. Por esta razão, quando disse no ponto anterior sobre a escolha entre passos pausados e contínuos, disse, também, que normalmente, em cada coreografia, há os dois tipos (mesmo que um predomine mais que o outro).
No entanto, acredito que, na criação de toda coreografia, não importa quais os tipos de passos utilizados, elas passam pelos passos pausados antes de chegar aos passos contínuos. (Isto, se a coreógrafa quiser os passos contínuos, ok? J Senão, ela já poderia não sair dos passos pausados).  Afinal, os passos pausados nada mais são do que os passos base de uma coreografia.
Como já disse no artigo anterior, não gosto muito de deixar a coreografia em passos pausados, ou seja, repleta de passos base, isto é, passos independentes, que não se ligam um ao outro. Para mim, a coreografia estaria robotizada e incompleta (Deixo claro aqui que respeito todos os gostos!!!  :D Mas, se temos como melhorar, valerá o esforço, não é mesmo?).
Normalmente os passos bases são baseados em palavras ou, até mesmo, frases da música. Em músicas isentas de letras, os passos base são baseados em toques mais fortes ou tempos de música, mesmo que os tempos sejam com toques leves (quem toca ou canta sabe do que eu estou falando).
É isto! Este é o primeiro passo prático para se fazer uma coreografia. Alguns coreógrafos, satisfeitos, já param por aí. Como sou perfeccionista, ainda ando mais um bocadinho. Deixe a sua opinião. Deus os abençoe, e "mão na massa"!



Nenhum comentário:

Postar um comentário