Se tratarmos a
coreografia como um todo, este é o passo 6; se tratarmos a coreografia de forma
prática, este é o primeiro passo. Este é o “mão na massa” (mas, claro, temos
que passar pelos outros passos “teóricos” primeiro).
Toda
coreografia tem passos base. Eles são puros e independentes do próximo passo. Ele
começa “aqui” e termina “ali”. Ao assistir uma dança coreográfica, é muito
fácil identificar os seus passos base: eles são nítidos e sem muitos detalhes. É
o passo em vista grossa.
Não há como
falar de passos base sem falar de passos pausados. Uma coreografia repleta de
passos base seria uma coreografia pausada. Por esta razão, quando disse no
ponto anterior sobre a escolha entre passos pausados e contínuos, disse, também,
que normalmente, em cada coreografia, há os dois tipos (mesmo que um predomine
mais que o outro).
No entanto,
acredito que, na criação de toda coreografia, não importa quais os tipos de passos
utilizados, elas passam pelos passos pausados antes de chegar aos passos contínuos.
(Isto, se a coreógrafa quiser os passos contínuos, ok? J Senão, ela já poderia não
sair dos passos pausados). Afinal, os
passos pausados nada mais são do que os passos base de uma coreografia.
Como já disse
no artigo anterior, não gosto muito de deixar a coreografia em passos pausados,
ou seja, repleta de passos base, isto é, passos independentes, que não se ligam
um ao outro. Para mim, a coreografia estaria robotizada e incompleta (Deixo
claro aqui que respeito todos os gostos!!! :D Mas, se temos como melhorar, valerá o
esforço, não é mesmo?).
Normalmente os
passos bases são baseados em palavras ou, até mesmo, frases da música. Em
músicas isentas de letras, os passos base são baseados em toques mais fortes ou
tempos de música, mesmo que os tempos sejam com toques leves (quem toca ou
canta sabe do que eu estou falando).
É isto! Este é
o primeiro passo prático para se fazer uma coreografia. Alguns coreógrafos,
satisfeitos, já param por aí. Como sou perfeccionista, ainda ando mais um
bocadinho. Deixe a sua opinião. Deus os abençoe, e "mão na massa"!

Nenhum comentário:
Postar um comentário