Licenciatura de Dança

sábado, 26 de julho de 2014

A relação entre suas mãos e seus olhos no momento da dança

Quando falamos de linguagem corporal vemos a grande importância que ela tem para o nosso dia-a-dia e hoje, com muito mais frequência, para os negócios. Podemos, através dela, perceber quando alguém mente, quando está nervoso, com raiva, surpreso, etc. Muitos psicólogos usam a linguagem corporal para enxergar, de fato, o que o seu cliente não quer dizer usando as palavras. Tais gestos precisam ser trabalhados cuidadosamente nas coreografias; um só descuido, e um gesto pode ser interpretado de forma diferente pelo telespectador (logo tratarei aqui de significados de alguns gestos :D ).
Há muito a se falar aqui sobre gestos corporais e o que eles podem representar. No entanto, de início, abordaremos uma pequena parte apenas do corpo: AS MÃOS.
Se lermos algumas passagens bíblicas com cuidado perceberemos o PODER que as mãos possuem: O poder do trabalho, do domínio, da bênção, da orientação, etc. É muito comum lermos "entregou em suas mãos", "impôs suas mãos", "ergueu suas mãos", etc. Por causa do nosso pouco espaço aqui, nos ateremos, então, a falar sobre o PODER DO TRABALHO e DA ORIENTAÇÃO em relação à dança.
Dificilmente encontramos a mão sem trabalhar nas coreografias. Ou para cima, ou para baixo; ou passa ela pelo rosto ou a levanta; ou estica ou recolhe. Ela sempre trabalha! Em alguns casos, mesmo que o foco do trabalho não esteja sobre ela, o dançarino a atribui algum gesto: Ou a deixa mais molinha, ou a deixa mais durinha; ou a deixa levantada, mexe os dedos, põe leveza ou rudeza. Em uma coreografia, quanto mais nos atentarmos e  "limparmos" estes detalhes, mais "perfeita"  ela estará.
Por outro lado, a mão que trabalha é a que nos guia na dança (lógico que estamos falando de técnica. Lembre-se do segundo post? É a alegria de Deus que nos move por dentro para podermos nos mover por fora J). Para onde ela for nós iremos. Não somente nós; nossos olhos também... Através do "olhar para as mãos" poderemos nos concentrar no sentimento que há em nós e que nos faz dançar. É lógico que há passos que são feitos olhando para cima, para baixo ou do lado contrário da mão, etc. Mas, normalmente, a mão nos diz para onde olhar.
Sei que muitos desejam perguntar neste momento: E se as duas mãos trabalharem e cada um for para um lado? Para qual das duas olharemos?  PARA A ABERTURA QUE AS DUAS MÃOS DEIXAM ou embaixo, ou em cima.  Observe a foto da entrada do blog: as duas mãos estão separadas e entre elas há um espaço. Olhemos, assim, para o meio deste espaço. Se é para cima, para frente ou para baixo, é a letra da música que irá determinar.

Assista alguma dança ou faça uma você mesmo. Siga o olhar dos dançarinos. Para onde olham? Tentem imaginar esta mesma dança com todos os dançarinos olhando para a frente ou olhando para o "nada". Há expressão corporal em todos os passos? É hora de você tentar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário