Quando falamos de linguagem
corporal vemos a grande importância que ela tem para o nosso dia-a-dia e hoje, com
muito mais frequência, para os negócios. Podemos, através dela, perceber quando alguém mente,
quando está nervoso, com raiva, surpreso, etc. Muitos psicólogos usam a
linguagem corporal para enxergar, de fato, o que o seu cliente não quer dizer
usando as palavras. Tais gestos precisam ser trabalhados cuidadosamente nas
coreografias; um só descuido, e um gesto pode ser interpretado de forma
diferente pelo telespectador (logo tratarei aqui de significados de alguns gestos :D ).
Há muito a se falar aqui sobre
gestos corporais e o que eles podem representar. No entanto, de início, abordaremos
uma pequena parte apenas do corpo: AS MÃOS.
Se lermos algumas passagens
bíblicas com cuidado perceberemos o PODER que as mãos possuem: O poder do
trabalho, do domínio, da bênção, da orientação, etc. É muito comum lermos "entregou
em suas mãos", "impôs suas mãos", "ergueu suas mãos",
etc. Por causa do nosso pouco espaço aqui, nos ateremos, então, a falar sobre o
PODER DO TRABALHO e DA ORIENTAÇÃO em relação à dança.
Dificilmente encontramos a mão
sem trabalhar nas coreografias. Ou para cima, ou para baixo; ou passa ela pelo
rosto ou a levanta; ou estica ou recolhe. Ela sempre trabalha! Em alguns casos,
mesmo que o foco do trabalho não esteja sobre ela, o dançarino a atribui algum
gesto: Ou a deixa mais molinha, ou a deixa mais durinha; ou a deixa levantada, mexe os dedos, põe leveza ou rudeza. Em uma coreografia, quanto mais nos atentarmos e "limparmos" estes detalhes, mais "perfeita"
ela estará.
Por outro lado, a mão que
trabalha é a que nos guia na dança (lógico que estamos falando de técnica.
Lembre-se do segundo post? É a alegria de Deus que nos move por dentro para
podermos nos mover por fora J). Para onde ela for nós iremos. Não somente nós;
nossos olhos também... Através do "olhar para as mãos" poderemos nos
concentrar no sentimento que há em nós e que nos faz dançar. É lógico que há
passos que são feitos olhando para cima, para baixo ou do lado contrário da
mão, etc. Mas, normalmente, a mão nos diz para onde olhar.
Sei que muitos desejam perguntar
neste momento: E se as duas mãos trabalharem e cada um for para um lado? Para
qual das duas olharemos? PARA A ABERTURA
QUE AS DUAS MÃOS DEIXAM ou embaixo, ou em cima. Observe a foto da entrada do blog: as duas
mãos estão separadas e entre elas há um espaço. Olhemos, assim, para o meio
deste espaço. Se é para cima, para frente ou para baixo, é a letra da música que irá determinar.
Assista alguma dança ou faça uma
você mesmo. Siga o olhar dos dançarinos. Para onde olham? Tentem imaginar esta
mesma dança com todos os dançarinos olhando para a frente ou olhando para o
"nada". Há expressão corporal em todos os passos? É hora de você tentar.


Nenhum comentário:
Postar um comentário