Licenciatura de Dança

sexta-feira, 18 de julho de 2014

O que é dançar?

 Ouvimos vários conceitos no mundo a respeito da dança. Algumas pessoas a veem como movimentos cujo instrumento utilizado é o próprio corpo humano e outros acreditam que a dança é a expressão do que há dentro de si mesmo através do corpo; alguns dizem que a dança simplesmente, e ao mesmo tempo, maravilhosamente, é arte.
  Percebi que é difícil dizer o que é dança, pois muitas definições são encontradas, inclusive, nos dicionários de Língua Portuguesa. Desta forma, ao pesquisar em alguns dicionários de LP e ler alguns blogs, percebi que dança é tudo o que foi lido. No entanto, percebi também que o conceito de dança ao qual nos apegamos é aquele que mais cabe a nosso objetivo, ou seja, a dança tem ênfase em um desses conceitos dependendo do foco e da visão do dançarino.
Quando o assunto é dançar para Deus, a diferença não está somente na diversidade de conceitos. Além de mover o corpo, expressar o sentimento vivido, causar situações para que os telespectadores de reconheçam em situações parecidas, etc, há algo em jogo: O QUE NOS FAZ DANÇAR.
Escolhi na Bíblia quatro versículos para falar sobre o que nos faz dançar:
  • Exodo 15:20: "[...]Então Miriã, a profetisa, irmã de Arão, pegou um tamborim e todas as mulheres a seguiram, tocando tamborins e dançando [...]".
  • Eclesiastes 3:4: "[...]tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar,[...]". 
  • Jeremias 31:13: "[...] Então as moças dançarão de alegria, como também os jovens e os velhos. Transformarei o lamento deles em júbilo; eu lhes darei consolo e alegria em vez de tristeza.[...]". 
  • Salmos 30:11: "[...] Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria,[...]".
        Se continuasse a colocar versículos bíblicos aqui, eles continuariam a dizer pelo o que, nós evangélicos, dançamos e o que há em nós que nos faz dançar: ALEGRIA.
       Mesmo quando estamos tristes temos a alegria de saber que há um Deus, Senhor, Salvador e Pai que age em nosso favor e nos dá vitórias assim como deu a Miriã e ao povo de Israel trazendo-lhes a alegria da gratidão. Se você é evangélico e gosta de dançar, saiba que a sua dança é um louvor de alegria. Então,neste dia, você pode se perguntar: HÁ ALEGRIA DE DEUS EM VOCÊ?




https://www.bibliaonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário