Licenciatura de Dança

domingo, 21 de setembro de 2014

Criando coreografias (4) - Esquematização de forma (esqueleto do grupo)

Montar passos soltos de coreografia parece ser algo muito fácil; e é! O mistério todo acontece quando estes passos precisam ser conectados com  a música, com o começo do próximo movimento e, umas das coisas mais importantes, com o grupo.
Há muita diferença em dançar sozinho e dançar com um parceiro, não importa a sua posição geográfica (ao lado, à frente, atrás, etc). Até porque, dependendo da sua posição, um desenho de como a coreografia irá se apresentar precisa ser criado na cabeça do coreógrafo e é a partir daí que a CRIATIVIDADE pode (e deve) surgir.
Sei que há muitos grupos que fazem coreografia em grupo com cada participante dançando individualmente como se o outro não existisse, mas acredito que isto, de fato, não existe; no mínimo, o dançarino precisará dos parceiros à sua volta para que possa identificar a sua posição, ou seja, mesmo que queira dançar sozinho, depende do grupo e estará dançando junto.
            Um dos problemas geográficos das coreografias está na falta de criatividade. Uma coreografia pode sair do layout "um atrás do outro" com os mesmos passos (em outra oportunidade falaremos dos tipos de passos, ok??? ), ou até mesmo, percorrer dois, três ou quatro layouts em uma só coreografia tendo um deles como base. Isto é interessante e muito mais moderno :D.
            Para que tal teoria vire prática, o coreógrafo precisa pensar no grupo todo como um só layout, mas também pode pensar em mini grupos; tais mini grupos seriam sub grupos dentro de um grupão. Parece confuso, não é???
Poderíamos falar sobre várias coreografias para tentar explicar esta questão, mas, vejamos a coreografia "Atento", já postada aqui no blog...

Dependendo da quantidade de pessoas, poderemos fazer duplas, trios, quartetos em várias direções. 
Vejamos, agora, a coreografia "Deus chama todos os povos" e sua análise geográfica:

 São duplas agindo na diagonal com um trio agindo ao fundo. Legal, não é??? J
A criatividade precisa andar à solta quando o assunto é layout. A imaginação voa; assim, voam os nossos passos. Você tem algo para compartilhar conosco sobre este assunto??? Se tiver, este também é o seu espaço. Confira os vídeos das coreografias citadas e fique com Deus!

"Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo."
1 Coríntios 2:16


            

2 comentários:

  1. Que legal! Dançar é um dom. O ministério de vocês na Betel é lindo.
    By: Anônima Maisa Regina haha ;)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Maisa Regina, pela participação. Sinto-me lisonjeada por participar deste ministério e lisonjeada pelo elogio, pois faço parte deste grupo. Deus tem nos honrado e por Ele temos essa força... Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir