Licenciatura de Dança

domingo, 10 de agosto de 2014

Criando coreografias

Muitas pessoas que são espectadoras da dança acreditam que com cinco minutos podemos simplesmente fazer uma coreografia. Isto acontece porque, ao verem a coreografia pronta, podem se surpreender e admirá-la, mas não viram e nem viveram a luta para que a coreografia alcançasse aquele nível de perfeição e sincronia entre passos, movimentos, expressões, etc. (É a mesma questão de pessoas que acham que, só porque falamos inglês, podemos sentar rapidinho para traduzir uma página.Fica a dica! J).
O executar da coreografia é tão rápido (de 4 a 7 minutos) que, para um espectador, parece fácil, mas grupos a ensaiam por um ou dois meses apenas para que acontecesse aquela apresentação (Incrível, não é mesmo???).
Criar uma coreografia bem feita é uma missão trabalhosa de responsabilidade com minúcias e cabe ao dançarino que cria (e ensina) alguns pontos a considerar:
  • ·         Foco da coreografia (Atrair, evangelizar, expressar algum sentimento, homenagear, etc)
  • ·         Escolha da música;
  • ·         Divisão de música em partes para melhor assimilação;
  • ·         Esquematização de forma (esqueleto do grupo);
  • ·         Decisão entre Coreografia contínua ou pausada (ou os dois);
  • ·         Seleção de passos base (baseados na letra ou não);
  • ·         Seleção de passos extras (caso seja coreografia contínua)
  • ·         Floreios;
  • ·         Limpeza de passos.


Sei que é pouco, mas por hoje é só. Basearei minhas próximas postagens nos pontos citados acima.

Fiquem com Deus!

2 comentários:

  1. Criar uma coreografía de fato é um dom. Conseguir unir partes as vezes tão opostas e no fim o objetivo ser alcançado. Parabéns a vocês coreografos e professores de dança. Que Deus abençoe vocês cada dia mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja benvindo, "Anônimo"... Muito obrigada pelo seu comentário; o primeiro do blog!!! Dançar pra Deus é um ministério, um dom, sim!; assim como cantar, encenar, faxinar, administrar... só precisamos estar onde Deus quer que estejamos e, assim, ele nos usa!!! Deus abençoe a sua vida!!!

      Excluir