Muitas pessoas que são
espectadoras da dança acreditam que com cinco minutos podemos simplesmente
fazer uma coreografia. Isto acontece porque, ao verem a coreografia pronta, podem
se surpreender e admirá-la, mas não viram e nem viveram a luta para que a
coreografia alcançasse aquele nível de perfeição e sincronia entre passos,
movimentos, expressões, etc. (É a mesma questão de pessoas que acham que, só
porque falamos inglês, podemos sentar rapidinho para traduzir uma página.Fica a
dica! J).
O executar da coreografia é tão
rápido (de 4 a 7 minutos) que, para um espectador, parece fácil, mas grupos a
ensaiam por um ou dois meses apenas para que acontecesse aquela apresentação
(Incrível, não é mesmo???).
Criar uma coreografia bem feita é
uma missão trabalhosa de responsabilidade com minúcias e cabe ao dançarino que
cria (e ensina) alguns pontos a considerar:
- · Foco da coreografia (Atrair, evangelizar, expressar algum sentimento, homenagear, etc)
- · Escolha da música;
- · Divisão de música em partes para melhor assimilação;
- · Esquematização de forma (esqueleto do grupo);
- · Decisão entre Coreografia contínua ou pausada (ou os dois);
- · Seleção de passos base (baseados na letra ou não);
- · Seleção de passos extras (caso seja coreografia contínua)
- · Floreios;
- · Limpeza de passos.
Sei que é pouco, mas por hoje é só. Basearei
minhas próximas postagens nos pontos citados acima.
Fiquem com Deus!

Criar uma coreografía de fato é um dom. Conseguir unir partes as vezes tão opostas e no fim o objetivo ser alcançado. Parabéns a vocês coreografos e professores de dança. Que Deus abençoe vocês cada dia mais!
ResponderExcluirSeja benvindo, "Anônimo"... Muito obrigada pelo seu comentário; o primeiro do blog!!! Dançar pra Deus é um ministério, um dom, sim!; assim como cantar, encenar, faxinar, administrar... só precisamos estar onde Deus quer que estejamos e, assim, ele nos usa!!! Deus abençoe a sua vida!!!
Excluir